O sonho de trabalhar Home-Office

Fala meus queridos, quem ai já teve o sonho de trabalhar em casa? Eu já tive e hoje trabalho nesta modalidade. É bom? É ruim? Vale a pena? Cuidados que devo ter? Como devo me policiar?

Ambiente de Trabalho

O ambiente em si não tem segredo desde que tenha um computador e uma internet funcional, mas os segredos estão nos mínimos detalhes. Não é porque trabalha em casa que precisa trabalhar de cueca deitado no sofá (não que não possa), mas se ambientar como se estivesse na matriz da empresa e proporcionar a experiência de uma estação de trabalho com seu PC, garrafinha de água, fones de ouvido, caderno e caneta.
Ambiente quieto e com privacidade ajudam bastante pensar, organizar ideias e participar de reuniões.

Uma das coisas que afetam muitos que atuam nesta modalidade é o fato de que apesar de estar em casa, precisa ter a noção que está trabalhando e não fazendo um trabalho da faculdade. O mesmo vale para familiares que acham que está passando muito tempo no quarto sozinho (sem maldade). Por este motivo alguns profissionais acabam optando por trabalhar em um Co-Working (espaço compartilhado de trabalho) por um custo bem reduzido na qual tem sua estação de trabalho.

Organização Pessoal

É sempre bom ter o seu dia planejado, suas tarefas e metas diárias. Ter tudo em ordem antes de começar a trabalhar e ao terminar já deixar tudo pronto para o dia seguinte. Lembre-se você é o dono e único responsável pelo seu escritório, não haverá a “Tia da Limpeza” antes de você chegar ao trabalho. Costumo fazer um checklist do que pretendo fazer naquela semana em tópicos macros e ao decorrer de cada dia vou detalhando cada um deixando de forma que eu consiga fazer entregas menores durante a semana.

Inicio o dia normalmente vendo os e-mails e mensagens do dia anterior (pós 18 hrs) e respondo todas na qual tenho domínio e as que não já direciono para quem precisa. Seguindo está linha já defino entregas para antes do almoço e antes de fechar o dia (12 hrs – 18 hrs) e no final do dia separo 30 minutos para organizar as tarefas do dia seguinte e enviar um status report ao meu “Chefe”.

Horários e suas Flexibilidades

Como tudo na vida há o lado bom e o lado ruim desta flexibilidade de horário. Primeiro ponto e mais primordial é que você precisa cumprir sua carga horária seja 8 hrs / dia ou 40 hrs / semana. Partindo deste princípio, os dias que acordar mais tarde, tiver algum compromisso, extender um pouco mais o almoço ou qualquer outra coisa do gênero, poderá facilmente compensar até mesmo no próprio dia.
Cuidado básico é não fazer a exceção se tornar a regra, acordar tarde todo dia, fazer 3 horas de almoço e por ai vai.

Pensando no lado positivo, pode muito bem adiantar o trabalho em horários alternativos, não tem o gasto de tempo com transporte, possui o conforto que você mesmo se propôs a ter, pode praticar atividade física tranquilamente e não se atrasar para o trabalho ou até mesmo ir academia em horários mais vazios, durante horário de almoço ou café pode fazer uma pausa de X minutos ver TV ou jogar um video game, pode ouvir música no volume que desejar (talvez) e por ai vai… Lembrando que está em casa, porém trabalhando.

Modalidades (FullTime x PartTime x Weekly)

Full-time: Este é quando trabalha 100% do tempo de casa remotamente, tendo que visitar a matriz raríssimas vezes e a maioria das reuniões são via Web Call (skype, zoom, slack, hangouts, webex, …) . Muito comum para clientes internacionais.

Part-time: Quando a carga horária é dividida já em contrato onde X horas da sua semana de trabalho será executada de casa (Ex.: Seg – Sex). Regiões com muito tráfego aos finais de semana como litoral ou interior oferecem tais benefícios para evitar atraso e acumulo de tempo de locomoção ao trabalho.

Weekly: Algumas poucas empresas ainda na tentativa de experimentar esta modalidade de trabalho dão como benefício para o funcionário um dia de home-office, normalmente acordado já em contrato e líder do projeto e equipe (lembrando de home-office não é o mesmo que day-off).

Cuidados

Neste ponto eu poderia escrever todo um post apenas sobre os cuidados em trabalhar home, mas vou me limitar aos pontos que mais me prejudicaram no início ao trabalhar home. Um deles foi não ter hora para começar e nem terminar, pela necessidade do projeto e por falta de gente eu acordava as 7 da manhã, raras vezes almoçava (tempo passava que eu nem via) e terminava meia noite completamente esgotado. Depois de alguns meses fazendo isso na qual estava prejudicando fortemente minha vida pessoal, profissional e a saúde tive que regular os horários como se estivesse no escritório, com horário para levantar, almoçar e parar (até as pausas café).

Tenha organização máxima do que faz, fez ou virá a fazer, pois a visão externa de quem nos vê trabalhando home, acha que ficamos vendo TV o dia inteiro. Não posso generalizar, mas falarei por minha pessoa e esta fantasia não existe. De qualquer forma a cobrança será dobrada, pois precisa comprovar que está trabalhando e que o mesmo está rendendo como deveria.

Considerações

Não é a mina de ouro que talvez buscavam, porém venho humildemente compartilhar um pouco da minha experiência de como é trabalhar home-office. Pode ser ótimo para uns, péssimos para outros, mas como tudo na vida não há a solução perfeita para todos, precisa se adaptar, mudar sua rotina, se organizar e planejar para conseguir levar tudo da melhor forma possível e que afinal lhe traga algum benefício (seja saúde, profissional, carreira, …)

Abraço galera!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s