Como montar um plano de estudos?

Hoje iremos abordar um tema importante para você (assim como eu) que está em constante aprendizado, como se organizar e montar um plano de estudos de forma que consigamos seguir a risca?! Para isso vamos dividir o assunto em 3 pontos:
– Interesse;
– Objetivo;
– Comprometimento.

Qual o seu interesse no tema escolhido para estudo?

Ao escolher o tema de estudo, seja técnico, didático, financeiro ou qualquer outro do seu interesse. É interessante qualificar o seu nível de interesse, não necessariamente motivação, as vezes pode estar relacionado à uma necessidade momentânea, mas nem sempre é o que gostaria de estar estudando naquele momento.

Como qualificar seu nível de interesse? Normalmente a resposta desta pergunta está alinhada como objetivo a ser atingido, quais benefícios palpáveis a conclusão deste estudo te trará a curto prazo?

Isto é importante saber, pois quando maior o nível de interesse, maior vai ser sua dedicação / comprometimento, vai ter maior nível de absorção do tema e terá menos chances de interrupção. Pense nisso!

Defina seu objetivo inicial (META)!

Uma vez que o tema foi escolhido, preciso definir metas para que seja possível concretizar o conhecimento ainda recente em sua mente. Ao definir uma meta/objetivo ao concluir seu cérebro gera uma sensação de recompensa fazendo com que aquilo seja ainda mais prazeroso para você.

Digamos que está estudando sobre finanças / economia básica e seu objetivo é conseguir organizar seus gastos mensais para provisionar férias futuras. Ou está estudando uma linguagem de programação para fazer um sistema de cadastro / estoque ou app de celular. Ou quero terminar este curso de 40 horas em 2 dias. Por ai vai e o importante é que se aplica a quase tudo.

Quando definimos um objetivo é interessante que ele seja alcançável ou isto te deixará com uma sensação de frustração, fazendo com que perca vontade e animo de continuar estudando.

Quão comprometido está?

É lindo dizer que vai começar estudar algo, mas quando realmente vai? Hoje? Agora? Próxima semana? Com quem? Sozinho? Já pesquisou o conteúdo? E depois vai fazer o que?

Imagina se ao dizer que está afim de aprender algo novo, um colega te rebate fazendo este monte de perguntas, saberia responder de imediato? Talvez sim, ou não quem sabe… Cada um tem seu “Q” de genialidade, mas vamos supor que a resposta seja não.

Bom, partindo desde princípio precisamos nos organizar e definir o nosso comprometimento com o estudo em questão e como fazer isso? Para facilitar a abstração vou dividir novamente em tópicos:
– Em quanto tempo quero terminar os meus estudos?
– Qual o tempo que disponho para estudar?
– Definido tempo de término e tempo dedicado (frequência), assinar um compromisso de seguir este planejamento.

Por exemplo, pegou um curso online com carga horária de 40 horas. Se tiver 8 horas diárias para se dedicar ao curso, em uma semana terminaria os estudos, correto? Em tese sim, mas na prática não dispomos de tal tempo livre. Uma técnica que uso é quantificar meu tempo na semana, pois desta forma caso não consiga cumprir minha carga horária de estudos em dia posso compensar em outro. Como isto funciona? Eu separo 10 horas de estudo por semana, algo em torno de 2 horas por dia de segunda a sexta. Porém caso eu tenha algum imprevisto familiar ou trabalho, posso compensar as horas no final de semana, contanto que o Mindset deve ser claro: “Devo cumprir as 10 horas de estudo semana, na qual me comprometi em fazer”.

Seguindo o exemplo acima, se eu tenho 10 horas de compromisso estudo e curso que escolhi tem carga horária de 40 horas, posso dizer que devo terminar no máximo em 1 mês. Logicamente o meu próximo curso só estarei disponível para estudar daqui 1 mês. Ou caso tenha maturidade suficiente para fazer estudar dois assuntos paralelos e dividir seu tempo em temas distintos fica a seu critério.

Por hora é isso pessoal, espero ter ajudado, nos vemos no próximo post!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s