A riqueza de um status review

O que é um status review? Ou revisão de status? Ou task report? O nome pode variar conforme o locutor, mas a definição é o propósito é o mesmo.

Status Review é um resumo daquilo que você ou sua equipe estão fazendo, pretendem fazer ou já fizeram. Mas com tantas ferramentas, métricas e metodologias por que eu tenho que saber ou fazer isto? Não precisa! Ninguém vai colocar uma arma na sua cabeça enquanto toma o seu cafezinho e te obrigar a falar como está a situação do seu projeto/tarefa. Porém caso o seu diretor/cliente te encontre no elevador e te pergunte meio que pretensiosamente como está o andamento do seu projeto, como seria sua resposta?

Está bom, estamos indo bem!

Acho que vamos conseguir entregar!

A minha parte está feita!

Para um gestor ou alguém de negócios a qualidade da informação tem um peso muito grande, independentemente de qual metodologia de projeto utiliza. Como por exemplo:

Segundo as nossas reuniões de equipe, posso dizer que temos um volume considerável de funcionalidades entregues e já homologadas pelo cliente, na qual tivemos um feedback bem positivo. Inclusive do que foi entregue tivemos poucos problemas e já estamos trabalhando em paralelo nas melhorias de algumas coisas. Quanto ao prazo não sei dizer, já que quem coordena a entrega é o meu Gestor, mas garanto que estamos indo bem.

Consegue perceber o mesmo “Estamos indo bem” com diferentes pesos? No exemplo acima você fala que está tudo bem dando um embasamento o porque acha que está tudo bem, não se compromete com prazos, direciona o questionamento para o seu Gestor, mas mostra o quão envolvido com o projeto está. Neste exemplo obviamente estamos trabalhando com o mundo perfeito onde tudo está OKAY, mas a ideia é esta.

Caso encontre dificuldades, questione o seu líder sobre status das tarefas, andamento do projeto e se ele perguntar o por que, diga que quer saber o como está o andamento e quer se sentir envolvido. Nada melhor do que trabalhar com objetivos, saber o que fez, o que está fazendo, quando terminar tarefa atual qual será o próximo e obviamente o porque está fazendo aquilo. Dentre toda minha experiência profissional não me vi fazendo algo simplesmente porque alguém pediu, aquilo precisava me fazer sentido, eu tinha a necessidade de saber o propósito por trás para poder me dedicar, propor melhorias e ter uma melhor noção de tempo baseado na dificuldade e complexidade do negócio.

Fica a dica, não espere que alguém faça isso por você. Se organize, crie suas prioridades e sempre se mantenha informado. Um bom líder não é aquele que tem um cronograma que diz o que cada um deveria estar fazendo ou não. Um bom líder faz o time dele saber o propósito pelo qual lutam, deixam todos a par do que está acontecendo, treina e capacita todos para serem os próximos líderes.

Espero ter ajudado! Dúvidas, críticas e sugestões são muito bem vindas!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s